Arthur Bispo do Rosário (filme)

From
Jump to: navigation, search

Arthur Bispo do Rosário (filme)

por Adriana Mendonça Cunha

O Senhor do Labirinto é um filme brasileiro de 2010, dirigido por Geraldo Motta e Gisella Mello. A película tem como base o livro homônimo de Luciana Hidalgo, que também assina o roteiro, publicado em 1996. Ambos traçam a trajetória de Arthur Bispo do Rosário, artista sergipano, negro e de origem humilde que se tornou famoso pelas obras produzidas enquanto esteve internado na Colônia Juliano Moreira no Rio de Janeiro. O filme tem como ponto de partida um delírio apresentado por Rosário na noite de 22 de dezembro de 1938, quando ele saiu perambulando pelo centro do Rio de Janeiro se apresentando como enviado de Deus. Recolhido ao Hospital Nacional dos Alienados, logo foi encaminhado à Colônia Juliano Moreira, onde passou praticamente toda sua vida. A obra apresenta o processo criativo e a vida de Rosário durante os cinquenta anos em que permaneceu no local produzindo arte a partir de sucata, tecido e objetos variados. Ao mesmo tempo, buscou contextualizar o espectador com os procedimentos psiquiátricos adotados no período, como o eletrochoque. Para conduzir a trama, inseriu o personagem Wanderley (Irandhir Santos), funcionário do local e “amigo” de Rosário. O destaque do filme ficou para a atuação de Flávio Bauraqui, que conseguiu encarnar os trejeitos, a voz, a loucura e a genialidade de Rosário. No entanto, o filme peca ao utilizar recurso de maquiagem para envelhecer os personagens, deixando evidente o processo. De maneira geral, o objetivo se cumpre: entregou-se ao telespectador uma obra biográfica e didática para quem desconhece Arthur Bispo do Rosário.

Para saber mais Filme “O senhor do labirinto”. Direção: Geraldo Motta e Gisella Mello. Ano: 2010.

DALCOL, Francisco. “O senhor do labirinto” apresenta biografia pouco inventiva de Bispo do Rosário. Entrevista com Geraldo Motta. Jornal Zero Hora. 29 de março de 2015.

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2015/03/francisco-dalcol-o-senhor-do-labirinto-apresenta-biografia-pouco-inventiva-de-bispo-do-rosario-4728598.html. Acesso em 25/03/2021.