Vaticano (cabaré)

From
Jump to: navigation, search

Vaticano (cabaré)

por Maria Thaislayne dos Santos Lino

Tratava-se de um prostíbulo famoso, construído no final dos anos 1920, sendo localizado entre a Praça das Sete Luzes, a avenida Otoniel Dórea e o Beco dos Cocos, em Aracaju. Construído por José da Silva Ribeiro, era um edifício grande e inicialmente edificado para ser a maior construção de Aracaju, com uma extensa variedade de corredores, escadas e quartos envoltos numa estrutura arquitetônica que lembrava a do Vaticano, sede do Estado Papal, surgindo daí a inspiração para o nome. Em virtude da falência do construtor, o prédio acabou sendo abandonado e passou a ser ocupado por operários, prostitutas e outros. Em seu interior, havia uma pequena praça que permitia a luz do sol e a ventilação entrarem para as acomodações do andar superior. Já na parte térrea, havia armazéns de secos e molhados e casas de ferragens, contando ainda com a parte lateral, que era ocupada por comerciantes de diversos materiais.


Para saber mais:

SANTOS, Waldefranklyn Rolim de Almeida; LEÃO, Eudorica Luciana Almeida. Prostituição, cidade e imprensa: um ensaio sobre Aracaju na Era Vargas (1937-1945). Cordis. História, Corpo e Saúde, n.7, jul./dez. pp. 311-336, 2011. Acessado em: 02/30/2021.Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/viewFile/10387/7734>

MAYNARD, Dilton Cândido Santos; MAYNARD, Andreza Santos Cruz. Dias de luta: traços do cotidiano em Aracaju (1939-1945). OPSIS, Catalão, v.9, n.12., jan-jun.2009.