Teatro Atheneu

From
Jump to: navigation, search

Teatro Atheneu

por João Paulo Gama Oliveira

Conforme informações do seu site oficial, www.teatroatheneu.se.gov.br, o Teatro Atheneu está localizado na Rua Vila Cristina, s/n, no Bairro São José, em Aracaju. O espaço conta com 800 poltronas, divididas entre plateia e mezanino, quatro camarins, sala de ballet e foyer. Na parte externa, localizam-se painéis que homenageiam nomes de relevo das artes cênicas em Sergipe, como Luiz Carlos Reis, Valdice Teles, Otto Cornélio, Mariano Antônio e César Macieira. Entre as reformas pelas quais passou, cabe destacar a ocorrida entre 2009 e 2011, com mudanças estruturais profundas, mas que não afetaram a arquitetura original da Casa. A solenidade festiva de inauguração do Auditório – Teatro Atheneu, anexo ao Colégio Estadual de Sergipe, denominação do Atheneu Sergipense naquele período, ocorreu em 28 de março de 1954. Os discursos das autoridades enalteceram a importância daquele momento histórico e, logo depois, ocorreu a apresentação do corpo do Ballet Society, do Rio de Janeiro. O espaço cultural ampliou as suas ações ao deixar de ser também um auditório escolar, sendo reinaugurado como Teatro Atheneu Governador Arnaldo Rollemberg Garcez, em 6 de outubro de 1984, com o espetáculo O Beijo no Asfalto. Prestes a completar 70 anos de vida, o Teatro Atheneu integra de maneira inequívoca o cenário cultural aracajuano, assim como o Atheneu Sergipense; sua instituição “matriz”, é parte indelével da história de Sergipe há 150 anos. No momento da sua criação, o Auditório-Teatro acompanhou a suntuosidade do novo prédio da instituição de ensino secundário, ocupando a ala oeste da escola na Rua Vila Cristina. Nos primeiros anos de funcionamento, foi constantemente utilizado para apresentações dos discentes do próprio Atheneu Sergipense. Ao longo das décadas de 1960 e 1970, o palco do Atheneu serviu para uma série de apresentações nacionais e internacionais promovidas, sobretudo, pela Sociedade Cultura Artística de Sergipe (SCAS) e consolidando-se como um “palco-casa” da arte sergipana, como assinalou Tássia Oliva Anunciação (2019).


Para saber mais:

ANUNCIAÇÃO, Tássia Oliva de Souza. O Teatro Atheneu e suas memórias: palco-casa da arte em Aracaju-Sergipe. Monografia de Conclusão do Curso de Teatro. Universidade Federal de Sergipe. 2019. São Cristóvão/SE. 77 p.

BENEVIDES, Lourdineste Silva. Abram-se as cortinas: a história da formação teatral em Aracaju, Sergipe (1960-2000). Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe. 2015. São Cristóvão/SE. 383 p.