Procissão de Bom Jesus dos Navegantes

From
Jump to: navigation, search

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes

por Luana Boamorte

Bom Jesus dos Navegantes é uma festividade católica ocorrida em diversos estados brasileiros. Nela, a representação de Jesus Cristo associada a episódios de sua Paixão é transportada numa canoa assentada em um andor. Essa festividade, apresentada como manifestação que partiu de pescadores anônimos, possui raízes em Portugal, e seus primeiros registros no Brasil remontam ao século XVII. O ponto alto da celebração é a procissão fluvial ou marítima, antecedida por missas e novenas. O cortejo conta com fiéis dispostos nas margens e em embarcações, que acompanham o trajeto da imagem sacralizada. Em Sergipe, destacam-se as festividades de Bom Jesus dos Navegantes ocorridas em Aracaju, há mais de 165 anos, que culmina com a procissão no estuário do rio Sergipe no primeiro dia do ano; e em Propriá e em Neópolis, no último domingo do mês e no primeiro domingo de janeiro, respectivamente, cujas procissões são realizadas no estuário do rio São Francisco.


Para saber mais:

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes: uma tradição que continua firme em Aracaju. Arquidiocese de Aracaju, 2019. Disponível em: <https://www.arquidiocesedearacaju.org/post/2019/01/02/prociss%C3%A3o-de-bom-jesus-dos-navegantes-uma-tradi%C3%A7%C3%A3o-que-continua-firme-em-aracaju> Acesso em: 24/03/2021.

BRITTO, Adelina Amélia Vieira Lubambo de. A Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá-SE: História de Fé, espaço de relações sociais e laços culturais. 2010. 82f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), UFRN, Natal, 2010.

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. O SENHOR DA HISTÓRIA E AS TENTAÇÕES DO BAIXO SÃO FRANCISCO: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). CLIO – REVISTA DE PESQUISA HISTÓRICA, Recife, volume 33, nº 01, jan. a jun., 2015.