Parque dos Falcões (ponto turístico)

From
Jump to: navigation, search

Parque dos Falcões (ponto turístico)

por Adriana Mendonça Cunha.


O Parque dos Falcões está localizado na cidade de Itabaiana, Sergipe. Situado numa área de aproximadamente 3.500 km2, ele fica aos pés da Serra de Itabaiana. Referência internacional, esse parque é o único centro de criação, reprodução e preservação de aves de rapina da América do Sul. Criado em 2002, por José Percílio da Costa e Alexandre Correia, o parque abriga mais de 300 aves, incluindo gaviões, falcões e corujas. As origens desse trabalho remontam aos anos 1980, quando José Percílio, aos sete anos de idade, ganhou um ovo de Carcará (Caracara plancus). Chocado por uma galinha, nasceu o carcará Tito e, com ele, a paixão e dedicação de Percílio voltadas para a comunicação e manejo de aves de rapina. O parque possui autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e recebe, constantemente, aves resgatadas pela Polícia Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros. Nesse espaço, esses animais são tratados, readaptados ou, em muitos casos, tornam-se moradores do parque pois, devido aos maus-tratos humanos, já não capazes retornar à natureza. O trabalho e conhecimento adquiridos atraem não apenas turistas, mas também pesquisadores interessados em estudar o comportamento das aves de rapina. No parque, adestradores identificam e reproduzem cada vocalização da ave, estabelecendo diálogo com ela e, assim, enviam comandos de defesa, ataque e alerta. Em alguns dias da semana, as aves adestradas fazem pequenas viagens no exercício chamado de punho-a-punho. As atividades do parque e sua história já foram alvo de reportagens de jornais e programas de televisão no Brasil e no exterior. Em 2020, ele se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe pela Lei 8.765/2020. Aberto ao público todos os dias, o parque oferece visita guiada e cobra uma pequena taxa aos turistas que desejam conhecer o local.



Para saber mais:

Parque dos Falcões, o santuário das aves de rapina em Sergipe. Catraca Livre. 09/10/2018. Disponível em: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/parque-dos-falcoes-o-santuario-das-aves-de-rapina-em-sergipe/. Acesso em 21/03/2021.

Parque dos Falcões é declarado Patrimônio Cultural de Sergipe. Globo.com. 13/10/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2020/10/13/parque-dos-falcoes-e-declarado-patrimonio-cultural-de-sergipe.ghtml. Acesso em 21/03/2021.