Palácio Museu

From
Jump to: navigation, search

Palácio Museu

por Janaina Cardoso de Mello

Localizado na Praça Fausto Cardoso, voltado para o Rio Sergipe, o Palácio Olímpio Campos foi sede do Governo do Estado e residência dos governantes até meados de 1990. Seu projeto arquitetônico, de autoria de Francisco Pereira da Silva, com algumas alterações, foi finalizado em 1863. Mas somente em 12 de julho de 1954 (Lei nº 575), no governo de Arnaldo Garcez, o casarão foi nomeado “Palácio Olímpio Campos”, em homenagem ao jornalista, professor, sacerdote e político Monsenhor Olympio de Souza Campos (1853-1906). O edifício passou por uma grande reforma no início do século XX, com a influência de artistas plásticos italianos, em sua decoração externa e interna, na fachada principal, estátuas, pinturas nas paredes e tetos, escadaria de mármore com gradil de ferro e bronze, em estilo dominante neoclássico. Foi tombado pelo decreto nº 6.818/1985. Após uma nova reforma, em 2010, foi aberto ao público como Palácio Museu Olímpio Campos (Lei nº 6.874), integrado ao Estatuto Nacional dos Museus (Lei Federal nº 11.904/2009) e ao Sistema Brasileiro de Museus, sendo utilizado para exposição de coleções e objetos de conteúdo histórico e cultural. Em suas dependências, a história política republicana de Sergipe está representada na galeria de retratos dos governadores, nas pinturas e mobiliário; mas outras salas também abrigam quadros e esculturas de arte contemporânea, além de exposições de curta duração temáticas como “Sergipe viu a Guerra”, de 2016, sobre a Segunda Guerra Mundial, com a curadoria dos professores Dilton Maynard, Andreza Maynard, Janaina Mello e da museóloga Hildenia Oliveira. O Palácio Museu Olímpio Campos conta ainda com a Biblioteca Vice-Governador Manoel Cabral Machado para pesquisas e um auditório onde são realizados eventos como palestras, lançamento de livros de autores sergipanos e saraus com o Grupo de Músicas Medievais Renantique (sob a direção de Emmanuel Vasconcellos Serra) e outros. O site do Palácio Museu Olímpio Campos traz um tour virtual pelas salas, jogos virtuais, planta em 3D, além do catálogo digital dos livros e autores na biblioteca.


Para saber mais:

PRADO, Giliard da Silva. Batalhas da memória política em Sergipe: as comemorações das mortes de Fausto Cardoso de Olímpio Campos (1906-2006). Tese de Doutorado em História. Brasília: UnB, 2009. 184p.

REIS, Raphael Vladmir Costa. Sob a lupa de Mnemosine: apontamentos para a identificação e mapeamento dos museus de Sergipe. Monografia em Museologia. Laranjeiras: UFS, 2016. 90p.

Link Palácio Museu Olímpio Campos: https://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br/