Lagoa Redonda (ponto turístico)

From
Jump to: navigation, search

Lagoa Redonda (ponto turístico)

por Andrey Augusto Ribeiro dos Santos

Lagoa Redonda é um povoado localizado no município de Pirambu, no litoral norte de Sergipe, e chama atenção principalmente pelo potencial turístico oferecido pelas suas belezas naturais. Fica a aproximadamente 50km da capital, na região chamada de Costa dos Manguezais, sendo habitado principalmente por agricultores e pescadores, e sua origem, assim como de outros povoados do município, teria se dado a partir de povoações no litoral que foram aos poucos penetrando o interior e formando aglomerações rurais. O turismo é apontado como uma atividade econômica crescente no povoado. Suas principais atividades geradoras de renda são a extração de Copra e do coco, importantes dos pontos de vista agronômico, socioeconômico e agroindustrial e que recebem diversos incentivos públicos materializados, por exemplo, em cursos de artesanato para a inserção de jovens no mercado local; e atividades ligadas à pesca, psicultura e extração de petróleo. O local se encontra inserido na Reserva Biológica Santa Isabel. Essa é uma área permanente de proteção ambiental, com cerca de 2776 hectares, criada em 1988, que busca proteger uma série de ecossistemas costeiros constituídos de dunas móveis e fixas, lagoas temporárias e permanentes e manguezais, além de ser uma área de desova de tartarugas marinhas e berçário de aves, o que limita a atividade turística em algumas localidades. Nela foi implementada a primeira base do Projeto Tamar no Brasil, responsável pelo monitoramento de 56 km de faixas litorâneas, onde ocorriam a desova de tartarugas marinhas de várias espécies. As possibilidades turísticas em Lagoa Redonda são marcadas pela variedade, apresentando dunas entre lagoas, riachos e uma vegetação característica de pantanal e mata atlântica. Entre seus atrativos mais conhecidos, estão a Lagoa Azul, onde é possível nadar em meio a tambaquis; a Lagoa Funda; a Lagoa Encantada; e a Lagoa do Sangradouro, a maior do estado, com aproximadamente 8km de extensão. Há também o Morro da Lucrécia, local cercado por superstições que afirmam que esse nome aludiria a uma menina engolida pelas dunas e que, ainda hoje, lançaria chamados a quem anda pelo local sozinho. Entretanto, do topo dos seus 25 metros de altura, é possível obter uma vista espetacular. Além disto, o sandboard e o “skibunda”, modalidades de surf na areia, são atividades recorrentes nas dunas mais altas, que viram escorregadores até as águas de riachos e lagoas.

Para saber mais:

Dunas de Pirambu revelam lado ainda pouco conhecido em Sergipe. Quanto Custa viajar. 2018. Disponível em: https://quantocustaviajar.com/blog/dunas-de-pirambu-sergipe/, último acesso em 23 de março de 2021, às 09:38.

LEITE, Rose Lainy Silva. Entretenimento e recreação turística no povoado de Lagoa Redonda – Pirambu – SE. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Gestão de Turismo) – Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.

Pirambu (SE): muito mais que praia. Portal Infonet. 2020. Disponível em: https://infonet.com.br/blogs/pirambu-se-muito-mais-que-praia/, último acesso em 23 de março de 2021, às 09:11.