Ilha do Ouro (ponto turístico)

From
Jump to: navigation, search

Ilha do Ouro (ponto turístico)

por Andrey Augusto Ribeiro dos Santos

Ilha do Ouro é um povoado localizado na zona rural do município de Porto da Folha, em Sergipe. Se encontra há aproximadamente 196 km da capital, na região semiárida às margens do Rio São Francisco, apresentando uma população de cerca de 711 pessoas, de acordo com o último censo. É interligado à sede do município por uma estrada vicinal de cerca de 6 km, além de se comunicar com outros povoados e municípios ribeirinhos em Sergipe e Alagoas por meio de transporte hidroviário. Já foi chamado de Boa Vista e Nossa Senhora da Conceição da Ilha do Ouro, e foi colonizado no século XVII, por Tomé da Rocha Malheiros. Teve seu apogeu entre os séculos XIX e XX, quando o acesso aos municípios se dava através do Rio São Francisco, o que facilitava o contato com outras áreas e atraía pessoas de lugares diversos. Tal período chegou ao fim com a expansão das malhas rodoviárias e a construção de barragens pelo rio, fazendo com que a dinâmica das cheias cessasse, o que dificultou a navegação e contribuiu para a estagnação da economia nas regiões ribeirinhas. Apesar do nome, o local não é uma ilha, e existem algumas hipóteses relacionadas a sua nomenclatura. Uma delas menciona as missões vindas de Juazeiro, no Ceará, para revender ouro na região, o que teria feito a população local passar a se referir ao local como Ilha do Ouro. Alguns moradores, no entanto, apontam que o nome teria sido resultado do cultivo de arroz, outrora forte no povoado e que na época da colheita tingia a paisagem com uma coloração dourada. Atualmente, sua beleza natural lhe conferiu o status de principal ponto turístico da região, graças a um banco de areia que muda de posição de acordo com as cheias do rio e forma uma praia de água doce provisória. Os principais atrativos do local são o visual panorâmico, o banho de água doce, a visitação de bens ecológicos e os passeios de lancha. Além disso, há os serviços oferecidos por bares e restaurantes, que servem comidas típicas ligadas à comunidade ribeirinha, como o pirão de peixe, pitú, camarão e peixes assados ou regados ao leite de coco.


Para saber mais:

NERI, Gilson Luiz Teixeira. Saneamento Ambiental: uma deficiência na Ilha do Ouro, semi-árido de Sergipe. Dissertação (Núcleo de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente), Universidade Federal de Sergipe, 2005.

SILVA, José Natan Gonçalves da; MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. Ruralidades no município de Porto da Folha/SE: atividades não agrícolas e dinâmicas territoriais. Sociedade e Território, Natal, vol. 30, n. 2. Jul/Dez, 2018.