Forrocaju (festa)

From
Jump to: navigation, search

Forrocaju (festa)

por Claudefranklin Monteiro Santos

Evento de caráter junino ocorrido na cidade de Aracaju, entre as festas de Santo Antônio e São Pedro, na praça de eventos Hilton Lopez, localizada entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz, com a participação de atrações locais e nacionais. Também há espaço para as tradicionais apresentações de quadrilhas e de grupos folclóricos. Uma de suas primeiras edições ocorreu em 1993, num formato mais simples que o atual. Os locais de realização também eram outros: praça Fausto Cardoso e Parque da Sementeira. Com o decorrer dos anos, o chamado “Arraiá do Povo” foi ganhando dimensões maiores, chamando a atenção de empresários. A partir do ano 2000, fixou-se na região dos mercados no ano seguinte, agregou novos elementos com a presença de atrações de grande apelo popular. Como parte da programação, em 2001, foi realizada a primeira edição do Fórum de Forró de Aracaju. Trata-se de um momento oportuno para a realização de palestras, conferências, seminários, oitiva de depoimentos de pessoas, artistas, produtores e brincantes. Em 2017, Luiz Gonzaga foi o grande homenageado, em razão das comemorações em torno de seu Centenário de Nascimento. Outra atração que marca as edições do Forró Caju é a Marinete do Forró, que faz a alegria de todos os participantes, sobretudo de turistas do país inteiro e do exterior. Um ônibus devidamente paramentado, com os tipos e cores dos festejos juninos, percorre alguns dos principais pontos da cidade de Aracaju, na companhia de um trio de forró pé-de-serra. O passeio também compreende parte do Centro Histórico da capital sergipana e a Orla de Atalaia. Opinião recorrente entre os que fazem e vivem o Forró Caju é a de que ele colabora não somente para movimentar a economia sergipana, pelo enorme afluxo de pessoas em suas noites de programação, mas também tem sido uma grande vitrine para a cultura sergipana, para que os artistas de diversos matizes possam mostrar seu talento e sua arte. Em 2020, em razão do quadro pandêmico da covid-19, ocorreu de forma virtual: o Forró Caju em Casa. Toda a programação foi transmitida pelo canal YouTube da Prefeitura Municipal de Aracaju, principal promotora do evento. A iniciativa recebeu o reconhecimento do público e foi agraciada com o prêmio Sanfona de Ouro, criado pelo jornalista Jorge Lins, em 1988.


Para saber mais:

A história do Forró Caju, Aracaju (Sergipe). Disponível em https://brainly.com.br/tarefa/31647035. Acessado em 15 de março de 2021.

Anais do VI Fórum de Forró de Aracaju. Homenageados: Humberto Teixeira e Carmélia Alves. Anais. Aracaju: FUNCAJU, 2007.

BISPO, Lucas Nascimento, SANTOS, Verlane Aragão. Economia Política da Festa: o Forró Caju e suas articulações. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belém - PA – 2 a 7/09/2019

https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/forro-caju-revive-tradicao-do-sao-joao-em-sergipe. Acessado em 15 de março de 2021.