Cine Vitória

From
Jump to: navigation, search

Cine Vitória

por Liliane Costa Andrade


Inaugurado em Aracaju durante os dias da II Guerra Mundial, em outubro de 1943, o Vitória foi um cinema vinculado à Igreja Católica. Localizava-se à rua Itabaianinha, no edifício PIO XI, que pertencia ao Círculo Operário de Aracaju. Sua abertura contou com a participação de autoridades políticas da capital, a exemplo do prefeito e do Interventor Federal, além de representantes da imprensa local e dos habitantes da cidade. O filme de estreia do novo espaço de exibição foi “E as luzes brilharão outra vez”, película de propaganda antinazista produzida pelo estúdio hollywoodiano R.K.O Radio Pictures. Com capacidade para receber 1.000 pessoas, o Vitória possuía acomodações amplas, era dotado de um grande palco e da melhor tela da cidade. Seus aparelhos de projeção eram da marca “Centauro” e foram adquiridos na cidade de São Paulo. Já o mobiliário foi fornecido por P. Kastrup & Cia, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Os horários das sessões desse cinema eram fixos: matinée (15h); soirée (19h30); além das exibições matinais que ocorriam aos domingos, iniciando às 10h. Os valores dos bilhetes variavam conforme o horário, sendo as soirées mais caras que as matinées, e de acordo com a acomodação escolhida: o balcão ou a poltrona, que contava com preços mais altos. O Vitória funcionou até o ano de 1983.

Para saber mais:

ANDRADE, Liliane Costa. Os cinemas do Rio de Janeiro e de Aracaju na II Guerra Mundial. In.: “Hollywood Declara Guerra”: análise comparada da divulgação dos filmes antinazistas norte-americanos nos jornais do Rio de Janeiro e de Aracaju (1942-1945). 181 f. Dissertação (Mestrado em História Comparada). Programa de Pós-graduação em História Comparada, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2021, p. 75-104.

MAYNARD, Andreza Santos Cruz. Os cinemas em Aracaju durante as décadas de 1930 e 1940. In.: De Hollywood a Aracaju: a Segunda Guerra Mundial por intermédio dos cinemas (1939-1945). 220 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. São Paulo: 2013, 77-110.

MELLINS, Murilo. Cinemas. In.: Aracaju romântica de vi e vivi: Anos 40 e 50. 4ª ed. Aracaju: UNIT, 2011, p. 133-148.