Baile dos Artistas (festa)

From
Jump to: navigation, search

Baile dos Artistas (festa)

por Mônica Porto Apenburg Trindade

Criado pelo jornalista e radialista João de Menezes Barros Filho, conhecido popularmente como “Barrinhos” (1949 – 2001), o Baile dos Artistas se configurou como uma das prévias carnavalescas mais tradicionais da sociedade sergipana entre as décadas de 1970 e 1980. Sendo batizado inicialmente de “Bloco dos Artistas” e, posteriormente, “Baile dos Artistas”, o primeiro evento aconteceu na antiga Boate Senzala, em Aracaju, contando com um número pequeno de participantes. No entanto, a pouca expressividade conquistada nesse momento inicial não durou muito. Graças à divulgação realizada por Barrinhos e a adesão ao evento de nomes como o do artista plástico Eurico Luiz (1936 - 2004) e do advogado, radialista e carnavalesco Antônio Lisboa Neto (1947 – 1998), o Baile dos Artistas foi ganhando cada vez mais projeção e simpatia dos foliões sergipanos. A prévia carnavalesca abarcou tanto artistas da terra, bem como jornalistas, radialistas e o público em geral. Além da apresentação de orquestras, o ponto alto do baile era a entrega da chave da cidade para o Rei Momo e a coroação da Rainha do Carnaval, acompanhada pelos desfiles de fantasias que abrilhantavam a festa. A primeira edição televisionada do Baile foi transmitida ao vivo, direto do Ginásio Charles Moritz, pela TV Sergipe.

Para saber mais: Memória do Carnaval Recortes da Folia Dida-Araújo.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tFxw24RqQVY&list=RDCMUCPUaMXPhHfWKy9zv0QJdjwg&index=9. Acesso em 09/03/2021.

Era uma vez no Baile dos Artistas.

Disponível em: https://www.nenoticias.com.br/89612_era-uma-vez-no-baile-dos-artistas/. Acesso em 09/03/2021.

Sobre o retorno do Baile dos Artistas. Disponível em: https://www.se.gov.br/noticias/educacao_cultura_esportes/baile-dos-artistas-volta-neste-sabado-em-grande-estilo . Acesso em 09/03/2021.

Sobre João de Barros. Disponível em: https://al.se.leg.br/convite-alese-entrega-medalha-do-merito-radialista-e-jornalista-joao-de-menezes-barros-filhos-barrinhos/ . Acesso em 09/03/2021.